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A escola e o bairro entre o público e o privado: um estudo da concepção do programa de gestão comunitária da associação cidade escola aprendiz

Processo: 11/04239-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Sandra Aparecida Riscal
Beneficiário:Mayara de Freitas
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Parceria público-privada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Justiça Social e Cidadania | Parcerias Público-Privadas | Programas Sociais e Cidadania | Política e Gestão Educacional

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo o projeto Bairro-Escola da organização não governamental Cidade Escola Aprendiz e seu objetivo é analisar as concepções de "Bairro-Escola", "educador comunitário" e "gestor público em Educação Comunitária" por meio da articulação destes conceitos com as concepções de parceria, comunidade e justiça social que o fundamentam. Pretende-se compreender, por meio da análise do discurso presente na documentação relativa ao programa, a relação entre as ações propostas e os fundamentos teóricos apresentados, verificando a sua aderência e organicidade e determinar o papel atribuído às parcerias. Trata-se de compreender em que medida as concepções centrais do projeto podem ser compreendidas como parte de uma política de ações compensatórias, voltadas para a equidade e justiça social, e se constituem parte do projeto de modernização, racionalização e de gerenciamento de resultados que vem sendo desenvolvido no âmbito nacional, estadual e municipal. Buscaremos esclarecer quais são as concepções teóricas que norteiam a Organização Cidade Escola Aprendiz, de forma que se possa estabelecer seu papel na política educacional municipal. O procedimento analítico deste trabalho se baseará nas categorias de modernização e racionalização, de Max Weber, eqüidade e justiça social de John Ralws e confluência perversa de Evelina Dagnino. Para realizar o objetivo proposto, serão analisados os documentos relativos ao projeto, os projetos de parceria e de adesão dos municípios e a literatura produzida a este respeito.

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