Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação do fluxo sanguíneo folicular, luteal e uterino de éguas jovens e idosas suplementadas com L-arginina

Processo: 11/15051-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Marco Antonio Alvarenga
Beneficiário:Hélène Lacerda de Resende
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Equinos   Vascularização em animal   Fluxo sanguíneo   L-arginina   Ultrassonografia Doppler
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doppler | equino | fluxo sanguíneo | L-Arginina | Reprodução Equina

Resumo

Segundo trabalhos recentes com ultrassonografia Doppler, folículos pré-ovulatórios mais vascularizados são responsáveis por índices de gestação mais altos. Assim como, o aumento do fluxo de sangue no útero pode resultar em maiores taxas de sobrevivência fetal. Estudos indicam que o aminoácido L-arginina pode aumentar o fluxo sanguíneo ovariano e uterino, podendo melhorar as taxas de fertilidade. Deste modo, estudos estimulantes têm sido realizados, trazendo o uso clínico do Doppler cada vez mais próximo da realidade. Ao mesmo passo, a reprodução de animais idosos tem se tornado um grande desafio na reprodução equina devido à obtenção dos baixos índices de concepção e recuperação embrionária. O objetivo do presente estudo é comparar a vascularização folicular, luteal e uterina de éguas jovens e idosas para verificar se há diferença no fluxo sanguíneo nos animais de diferentes faixas etárias. Além disso, avaliar o efeito da suplementação com L-arginina sobre a vascularização folicular, luteal e uterina em éguas jovens e idosas, partindo da hipótese de que esse aminoácido possa aumentar o fluxo sanguíneo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RESENDE, Hélène Lacerda de. Comparação da perfusão vascular folicular, luteal, uterina e perfil hormonal plasmático entre éguas jovens e idosas suplementadas ou não com L-Arginina. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.