Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tratamento de células odontoblastóides com agentes antioxidantes (alfa-tocoferol e Trolox) sobre a atividade citopática trans-amelodentinária de um gel com 35% de peróxido de hidrogênio

Processo: 11/15366-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Carlos Alberto de Souza Costa
Beneficiário:Fernanda da Silveira Vargas
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Vitamina E   Clareamento de dente   Dentística   Odontoblastos

Resumo

O clareamento dental de consultório realizado com géis que apresentam elevada concentração de peróxido de hidrogênio (PH) pode causar danos intensos para as células da polpa dentária. Desta maneira, a administração de agentes antioxidantes antes do clareamento dental tem sido uma proposta interessante para minimizar tal efeito deletério adverso resultante deste procedimento clínico estético. Assim, o objetivo do presente estudo será avaliar o possível efeito protetor do tratamento de células odontoblastóides (MDPC-23) com a vitamina E, contra a ação citotóxica trans-amelodentinária de componentes de um gel clareador com 35% de PH. Para tanto, inicialmente será determinado o tempo de contato e a concentração ideal para a vitamina E (alfa-tocoferol) e seu análogo sintético (Trolox) que promovam efeito protetor celular diante de uma agressão direta com PH (teste de MTT). Serão obtidas, assim, curvas tempo-resposta e dose-resposta para cada agente antioxidante avaliado. Em um segundo momento, discos de esmalte/dentina íntegros serão obtidos e adaptados em câmaras pulpares artificiais (CPAs). Células MDPC-23 serão semeadas sobre a superfície pulpar (em dentina) dos discos, onde permanecerão em contato com o(s) agente(s) antioxidante(s) que apresente(m) os melhores resultados (alfa-tocoferol ou Trolox) na concentração e tempo pré-determinados. O gel clareador com 35% de PH será aplicado por 45 minutos (3 aplicações de 15 min) sobre a superfície oclusal (em esmalte) dos discos. Os conjuntos CPAs, discos de dentina/esmalte e células serão mantidos a 37oC em incubadora com 5% de CO2 pelo período de 12 horas, sendo que em seguida será avaliado o metabolismo e a morfologia celular pelo teste do MTT e MEV, respectivamente. Os dados numéricos serão submetidos a análise estatística específica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VARGAS, FERNANDA DA SILVEIRA; SOARES, DIANA GABRIELA; DIAS RIBEIRO, ANA PAULA; HEBLING, JOSIMERI; DE SOUZA COSTA, CARLOS ALBERTO. Protective Effect of Alpha-Tocopherol Isomer from Vitamin E against the H2O2 Induced Toxicity on Dental Pulp Cells. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2014. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VARGAS, Fernanda da Silveira. Efeito protetor da vitima E(ɑ-TOCOFEROL) contra a atividade citotóxica do peróxido de hidrogenênio. 2013. 76 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia de Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.