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José scaramelli: a trajetória de vida e as interlocuções de um educador e intelectual brasileiro predecessor do manifesto dos pioneiros da escola nova

Processo: 11/15387-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Arce Hai
Beneficiário:Débora Alfaro São Martinho da Silva
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Escola nova
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escola Nova | História das Idéias Pedagógicas | José Scaramelli | História da Educação

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo apreender, compreender e analisar as ideias educacionais de um educador escola novista brasileiro chamado José Scaramelli procurando apreende-las no interior da divulgação dos ideais das Escolas Novas no Brasil no período de 1914 até 1931. Para tanto, se elegeu para análise, as categorias de Metodologia e Didática, presentes em suas obras referentes ao período estudado. O interesse da pesquisa emergiu a partir dos estudos sobre História da Educação realizados no grupo de pesquisa História, Trabalho e Educação: HISTEBR/UFScar a pela localização da Coleção Escola Nova Brasileira, no Acervo Documental e Bibliográfico da Escola Normal de São Carlos. Esta obra, publicada por Scaramelli em 1931, ano subseqüente a seu retorno do Estado de Pernambuco, onde fora comissionado, em 1929, para a implementação da reforma Carneiro Leão. Neste período inaugurou a cadeira de Didática da Escola Normal Oficial de Recife, onde simultaneamente dirigiu a Escola de Aplicação Anexa à mesma. Serão tomadas como guias metodológicos para a análise dos resultados as categorias adotas por Saviani, dentro da perspectiva histórico-crítica: caráter concreto do conhecimento histórico-educacional, perspectiva de longa duração, olhar analítico-sintético no trato com as fontes, articulação do singular e do universal, e atualidade da pesquisa histórica. A relevância desta pesquisa consiste na (re) descoberta de registros fundamentais para a reconstituição e compreensão da História da Escola Pública Brasileira por meio da apreensão do movimento das idéias pedagógicas do período, e sua expressão na prática cotidiana do trabalho docente.

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