Busca avançada
Ano de início
Entree

Atores da Rede Sociotécnica do Etanol de Cana-de-açúcar: argumentos acerca da sustentabilidade

Processo: 11/15743-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Tadeu Fabricio Malheiros
Beneficiário:Franciele Gomes
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Sustentabilidade   Etanol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cana-de-açúcar | Etanol | Sustentabilidade | Teoria Ator-Rede | Ciências da Engenharia Ambiental

Resumo

A década de 1960 se caracteriza como um momento de profundas transformações na sociedade mundial principalmente na americana e européia. Uma das grandes mudanças deste período foi a maneira como o meio ambiente passou a ser visto e discutido, tanto nos círculos acadêmicos, quanto pela opinião pública em geral (MCCORMICK, 1992). Desde então, cada vez mais, consolidou-se a ideia de que o modelo de desenvolvimento até então empregado, o industrialismo, não mais seria capaz de permanecer. O crescimento econômico deixaria de ser o objetivo último do desenvolvimento que, a partir de então, deveria abarcar outras questões, advindas da área social e ambiental (SACHS, 2009a e 2009b; VEIGA, 2010) Esse novo paradigma de desenvolvimento ficou caracterizado enquanto sustentável. Dentro desse debate, os biocombustíveis surgem como alternativa aos combustíveis fósseis e não-renováveis (BIONDI et al, 2009).O Brasil se destaca mundialmente pela sua produção de etanol de cana-de-açúcar e, desta feita, o estudo aqui proposto tem como objetivo conhecer a rede sociotécnica que se forma ao redor desse biocombustível no estado de São Paulo, analisando seus atores pertencentes, suas alianças e interesses, para que se possa descrever acerca dos critérios de sustentabilidade presentes ou ausentes nas representações sociais de tais atores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Franciele. Atores da rede sociotécnica do etanol de cana-de-áçucar: argumentos acerca da sustentabilidade. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.