Busca avançada
Ano de início
Entree

Orações relativas em Karitiana: um estudo experimental

Processo: 11/15927-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciana Raccanello Storto
Beneficiário:Karin Camolese Vivanco
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sintaxe
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Circumnominais | Orações relativas | Sintaxe | Sintaxe

Resumo

Nas orações relativas da língua Karitiana, pode-se notar o movimento do núcleo para a periferia esquerda da sentença a partir da presença de morfemas de foco em relativas de objeto e testes de colocação de advérbios (STORTO, 1999, 2003, no prelo). A marcação de caso no sintagma relativizado, porém, parece indicar que se trata de relativas circumnominais (i.e. de núcleo interno). Estas são características antagônicas se considerarmos o estudo tipológico de De Vries (2006), no qual as relativas circumnominais são descritas como tendo o núcleo in situ. À luz do trabalho de Basilico (1996), que analisa casos de movimento opcional do núcleo em contextos ambíguos, aplicaremos um experimento controlado no qual verificaremos se o núcleo das relativas em Karitiana pode também aparecer em sua posição original, assim como ocorre nas outras línguas do mundo que têm este tipo de construção. Caso haja esta possibilidade, buscaremos estabelecer as diferenças entre construções com o núcleo movido e in situ a partir de um segundo experimento, pensando na leitura ambígua das subordinadas na língua. É importante salientar a pesquisa aqui proposta será conduzida a partir de uma metodologia controlada e sistemática, o que nos oferecerá uma visão mais consistente das possibilidades destas construções na língua Karitiana.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIVANCO, Karin Camolese. Orações relativas em karitiana: um estudo experimental. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.