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O papel dos projetos sociais na vida de adolescentes em contextos potenciais de risco e processos de resiliência

Processo: 11/16127-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Renata Maria Coimbra Libório
Beneficiário:Elaine Gomes Ferro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Resiliência psicológica   Resiliência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | Projeto Social | resiliência | Risco e Proteção | Situações de risco

Resumo

Esse projeto de pesquisa foi elaborado com o intuito de analisar o papel dos projetos sociais coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Pres. Prudente, na vida de adolescentes expostos a contextos potenciais de risco, de forma articulada com as discussões sobre os indicadores de proteção e processos de resiliência. O tema do projeto surgiu a partir de experiências na participação em pesquisas cujos objetivos estiveram centrados na investigação do fenômeno da resiliência em populações de risco. Quanto à relevância desse estudo, é importante ressaltar que o trabalho contribuirá para a produção científica no campo de estudos do fenômeno da resiliência, aproximando-o dos estudos em educação. Vale apontar ainda que, os dados obtidos poderão ser utilizados em debates que visem à melhoria dos atendimentos prestados pelos projetos sociais, bem como em outros ambientes sócio-educativos. Participarão da pesquisa, adolescentes que frequentam 08 projetos sociais (chamados criança-cidadã) do município, sendo 2 de cada projeto, que serão selecionados através de amostragem casual simples e por conveniência. Do ponto de vista metodológico, os procedimentos serão: realização de entrevistas semi-estruturadas iniciais a serem realizadas com os adolescentes e com suas famílias, o uso dos métodos visuais, particularmente através do uso de máquinas fotográficas, com posterior entrevista sobre as fotos registradas. A análise do material será efetuada por meio da técnica de Análise de Conteúdo.

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