Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho intelectual de alunos do ensino fundamental com indicadores de altas habilidades/superdotação

Processo: 11/21338-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Amanda Porto Destro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação de desempenho   Rendimento escolar   Criança superdotada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Altas Habilidades | desempenho acadêmico | superdotação | Avaliação

Resumo

A produção científica em relação à área de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), no Brasil, é ainda bastante incipiente. Há um ideário no senso comum, que adentra o espaço escolar, permeado por mitos, que influenciam negativamente práticas educativas e a atenção voltada a essa população. A Organização Mundial de Saúde aponta que cerca de 3% a 5% da população brasileira correspondem a alunos com AH/SD e outras pesquisas demonstram que estão em qualquer classe socioeconômica, credo ou cor. Este estudo tem como objetivo identificar dentre os 509 alunos de uma escola municipal de ensino fundamental, de uma cidade do interior paulista, o desempenho intelectual de alunos indicados, pelos professores, com AH/SD. Participarão cerca de 42 alunos indicados por seus professores ou que obtiveram desempenho superior no TDE (Teste de Desempenho Escolar). Os dados do TDE serão obtidos no banco de dados do projeto "Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública" do programa Melhoria da Qualidade de Ensino, em andamento. Para coleta de dados do desempenho intelectual será aplicado individualmente, em duas sessões, o WISC-III. Os resultados obtidos com o WISC serão correlacionados com a indicação dos professores e o desempenho acadêmico avaliado pelo TDE. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)