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Mobiliário escolar adaptado de baixo custo e sua eficácia no desempenho funcional de uma criança com paralisia cerebral

Processo: 11/17272-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Ligia Maria Presumido Braccialli
Beneficiário:Marco Aurélio Teixeira Piovezanni
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Tecnologia assistiva   Mobiliário escolar   Paralisia cerebral   Crianças   Crianças com deficiência   Educação inclusiva   Inclusão social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Especial | Mobiliário escolar | tecnologia assistiva | Educação Especial

Resumo

Indivíduos com Paralisia cerebral apresentam um desenvolvimento motor atípico, característico por alterações posturais, na coordenação de movimentos e no tônus muscular, o que traz limitações para seu desempenho em atividades funcionais. Nesse contexto destaca-se a prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva, que tem como objetivo aumentar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e prover sua inclusão social. Os indivíduos com paralisia cerebral, muitas vezes, têm dificuldade para a manutenção da dinâmica corporal, principalmente na postura sentada, na qual são realizadas a maioria das atividades escolares. Tendo em vista as informações anteriores, o objetivo deste estudo é o de confeccionar uma cadeira escolar adaptada com material de baixo custo e verificar sua eficácia no desempenho grafo-motor de uma criança com Paralisia cerebral. Participará da pesquisa, uma criança com diagnóstico de paralisia cerebral discinética, do gênero masculino, atendida no Centro de Estudos da Educação e da saúde (CEES) da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - campus de Marília. A coleta e registro dos dados serão feitos com a criança posicionada primeiramente no mobiliário escolar comum na postura estática e durante a realização de uma atividade grafo-motora, após isso o participante será posicionado no mobiliário adaptado, e serão realizados os mesmos procedimentos anteriores, por fim, a criança será posicionada novamente no mobiliário escolar comum, e serão feitos os mesmos procedimentos, para que se estabeleça uma comparação. Os dados serão analisados qualitativa e quantitativamente. (AU)

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