Busca avançada
Ano de início
Entree

O conceito de orbital em livros didáticos de Química Geral para o Ensino Superior no século XX

Processo: 11/15295-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Paulo Alves Porto
Beneficiário:Evandro Fortes Rozentalski
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de química   Livro didático   Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Química | Ensino Superior | Filosofia da Química | Livros didáticos | Química Geral | realismo científico | Ensino de Química

Resumo

A filosofia da química, como subárea autônoma da filosofia da ciência, é uma disciplina com pouco mais de dez anos de existência. Apesar de sua infância, desde 1990 aproximadamente 700 artigos e 40 monografias foram produzidas em filosofia da química, sendo, portanto, a área que mais cresceu dentro da filosofia da ciência nos últimos 15 anos. Um dos tópicos discutidos dentro da filosofia da química diz respeito aorealismo científico dos conceitos químicos, como, por exemplo, o conceito de orbital. O estatuto ontológico dos orbitais passou a ser objeto de intenso debate a partir de 1999, quando da publicação do trabalho de Zuoet al., corroborado sem maiores ressalvas pelo editorial da revista Nature, no qual se afirmava que "a clássica forma dos orbitais dos elétrons apresentada nos livros didáticos foi observada diretamente". O realismo científico, e, especificamente, a questão ontológica do orbital, tem implicações para a química e,especialmente, para o ensino de química. Diante disso, este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar como o conceito de orbital foi apresentado nos livros didáticos de química geral voltados para o ensino superior, ao longo do século XX. Os livros didáticos de química geral mais utilizados durante o século XXno Brasil foram selecionados através da identificação simultânea nas seguintes bases de dados: os catálogos das bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do site Estante Virtual, que reúne os acervos de vários sebos brasileiros. A análise dos dados obtidos dos livros de química geral será feita sob o referencial das discussões contemporâneas em filosofia da química.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EVANDRO ROZENTALSKI; PAULO ALVES PORTO. Diagramas de energia de orbitais em livros didáticos de Química Geral: uma análise sob o viés da semiótica Peirceana. Ciência e Educação, v. 24, n. 2, p. 449-466, . (11/15295-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)