Busca avançada
Ano de início
Entree

Abordagem clínica de cordeiros prematuros: avaliação de protocolos terapeuticos emergenciais para estimulação da atividade respiratória

Processo: 11/18814-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Luiz Claudio Nogueira Mendes
Beneficiário:Fernanda Bovino
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Neonatologia   Tensoativos   Prematuros   Cordeiros
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cordeiros | maturação pulmonar | neonatologia | prematuros | Surfactante | Neonatologia

Resumo

O objetivo do trabalho é avaliar a eficácia de diferentes protocolos terapêuticos na abordagem clínica de cordeiros prematuros para estimular a atividade respiratória. Os animais serão divididos em cinco grupos com no mínimo cinco animais cada, sendo que cada grupo receberá um tratamento diferente, com exceção do grupo I que será constituído por animais a termo (145 dias) e o grupo II que será de cordeiros prematuros sem nenhuma intervenção. Os cordeiros que constituirão o grupo I nascerão de parto normal e os outros cordeiros, prematuros, nascerão por meio de cesariana eletiva. Será realizado avaliação física e termografia dos animais imediatamente após o nascimento, aos 60 minutos, às seis, às 12, às 24 e às 48 horas após o nascimento. Amostras sanguíneas serão coletas nesses mesmos momentos para realização da hemogasometria, hemograma completo, perfil hepático e renal, níveis séricos de glicose, lactato, cortisol e insulina e determinação das frações protéicas por eletroforese em gel de poliacrilamida. Também será realizado radiografia da região torácica ao nascimento, às 24 e às 48 horas de vida, com intuito de avaliar o padrão pulmonar. As variáveis serão submetidas à análise de variância (ANOVA), para determinar se há diferença entre os grupos e entre os momentos, com nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOVINO, F.; DENADAI, D. S.; AVILA, L. G.; DESCHK, M.; SANTOS, P. S. P.; FEITOSA, F. L. F.; PEIRO, J. R.; MENDES, L. C. N.. Influência da dexametasona e do surfactante na vitalidade e na função pulmonar de cordeiros prematuros nascidos por cesariana eletiva. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 71, n. 1, p. 44-52, . (11/18810-3, 12/22897-0, 11/18814-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOVINO, Fernanda. Abordagem clínica de cordeiros prematuros: avaliação de protocolos terapêuticos emergenciais para estimulação da atividade respiratória. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária. Araçatuba Araçatuba.