Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologicamente ideológico: a ideologia da sustentabilidade nos discursos da Natura

Processo: 11/22553-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Filosofia da Linguagem
Pesquisador responsável:Luciane de Paula
Beneficiário:Bárbara Melissa Santana
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Ideologia   Propaganda comercial   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Círculo de Bakhtin | Discurso | ideologia | Natura | Publicidade | Círculo de Bakhtin

Resumo

Este projeto propõe refletir sobre a temática da sustentabilidade como um artifício relacionado a uma estratégia de persuasão dos sujeitos (eu - marca/Natura / outro - consumidores e leitores, respectivamente) e destaca a contradição inerente ao discurso "ecologicamente correto", problemática existente no discurso da empresa de cosméticos Natura. Com o objetivo de analisar a trama que compõe o cenário em que se calca o aspecto ideológico de tal discurso e refletir acerca do discurso "verde" das campanhas publicitárias que compõem o corpus deste projeto, propõe-se, aqui, a efetuar tal pesquisa a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin, mediante os conceitos de signo ideológico, gênero e discurso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)