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Adorno e a pedagogia do esclarecimento: o problema e a atualização da emancipação no campo educacional contemporâneo

Processo: 11/22677-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Alexandre Filordi de Carvalho
Beneficiário:Lilian Barbosa da Silva
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação   Teoria crítica   Emancipação   Theodor W. Adorno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:barbárie | emancipação | Pedagogia do esclarecimento | teoria crítica | Filosofia da Educação

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar as condições teóricas pelas quais a problematização da emancipação se atualiza no campo da educação contemporânea. Para tanto, será tomado o pensamento de T. W. Adorno como objeto de investigação, notadamente, o que foi por ele designado de pedagogia do esclarecimento em Educação e Emancipação (1995). A hipótese é a de que a pedagogia do esclarecimento é ferramenta de ativação da educação como experiência de formação (Bildung) para a resistência e para a contradição da falência da cultura contemporânea. Por sua vez, tal falência faz circular tipos estratégicos de formação que condicionam os indivíduos em uma "menoridade" constante, reduzindo as potencialidades humanas aos padrões meramente adaptativos da sociedade, nem que seja ao preço de uma barbarização constante da condição humana. Donde, educar passa a ser desbarbarizar. A relevância do trabalho está em demonstrar que, ao contrário de um problema datado, a emancipação é temática mais que urgente para se pensar as finalidades das estratégias de educação no mundo contemporâneo, além de se questionar o que se está fazendo com as atuais condições do vir a ser humano. (AU)

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