Busca avançada
Ano de início
Entree

Lingua(gem) na rede: a visão de universitários no contexto de educação a distância semipresencial

Processo: 11/23111-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Fabiana Cristina Komesu
Beneficiário:Michele Sangalli
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação a distância   Escrita   Internet   Letramento   Linguagem

Resumo

De uma perspectiva que privilegia pressupostos da teoria de enunciação de Bakhtin e seu Círculo e da Análise do Discurso de linha francesa, tencionamos estudar, neste projeto de pesquisa, os conceitos de língua e de linguagem projetados por universitários regularmente matriculados em curso de Educação a Distância (EaD) semipresencial, em atividade verbal em fórum de discussão virtual, levando-se em consideração (novas) práticas de leitura e escrita condicionadas por novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC). De maneira específica, interessa-nos: (I) estudar o conceito de texto/enunciado produzido segundo (novas) práticas acadêmicas em contexto de Educação a Distância semipresencial; (II) estudar a relevância do conceito de suporte na percepção de transformação(ões) da língua(gem), por parte de professores em formação; (III) estudar como a memória do interdiscurso constitui, no plano da textualização e da história, (re)formulação dos enunciados em situações enunciativas praticadas pelos sujeitos em determinado quadro institucional. (AU)