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As relações de ensino, os modos de participação e o processo de desenvolvimento dos alunos da sala de Projeto Intensivo no Ciclo I(PIC)

Processo: 11/21579-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Horta Nogueira
Beneficiário:Natália Francine Costa Cançado
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia cultural-histórica   Ensino e aprendizagem   Formação de professores   Trabalho docente   Fracasso escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino-aprendizagem | Psicologia Histórico-Cultural | Trabalho Docente | Formação de Professores

Resumo

O presente projeto busca analisar a relação entre a atividade do professor e a condição de aprendizagem/desenvolvimento da criança no processo escolar, considerando a discussão acerca da "Produção do Fracasso escolar" e do "Ensino como trabalho". Para tanto, propõe refletir acerca das peculiaridades presentes durante o processo de mediação, com o objetivo maior de identificar como esse processo faz sentido para a criança, a partir da pesquisa de campo a ser desenvolvida em uma classe de PIC (Projeto Intensivo de Ciclo I) de uma escola da rede estadual de ensino do município de Ribeirão Preto. Dentre as atividades previstas, destaca-se o levantamento bibliográfico e aprofundamento teórico de autores que abordam a questão do desenvolvimento Humano na perspectiva Histórico-Cultural (Vygotsky, 2007; Oliveira, 2009; Góes, 1991; Smolka, 2006), juntamente com autores que tratam da questão da "Produção do Fracasso Escolar" (Patto, 1992; Rego, 2002; Proença, 2002; Leitte, 1997; Sawaia, 2002), e ainda autores que abordam o "Ensino como Trabalho" (Bronckat, 2004; Machado, 2009; Lousada, 2004). A coleta de dados no contexto escolar será efetivada por meio de procedimentos de observação da sala de aula e de entrevistas com os professores, buscando assim informações relevantes e significativas para a discussão do problema proposto, além da análise de documentos oficiais relativos ao funcionamento das salas de PIC. Após o período de coleta de dados, será realizada a transcrição e seleção de dados, que articulados com a literatura envolvida no projeto, tendo em vista compreender as relações entre a organização do trabalho do professor conforme a proposta do PIC, as relações de ensino, o desenvolvimento e os modos de participação dos alunos nas atividades propostas. (AU)

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