Busca avançada
Ano de início
Entree

A Educação de crianças menores de 06 anos no Brasil (1934-1971): apropriações das concepções educacionais de John Dewey

Processo: 11/22920-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Arce Hai
Beneficiário:Michele Varotto Machado
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Escola nova
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escola Nova | John Dewey | História das Idéias Pedagógicas

Resumo

John Dewey, um dos grandes nomes da Pedagogia Contemporânea, deixou um legado educacional amplo; seus preceitos de atividade, vitalidade, liberdade, individualidade e coletividade, alçaram um novo "vôo" em relação às propostas educativas, visando inovar, aperfeiçoar e vitalizar a educação. Perante a esta observação, algumas questões foram despertadas: As concepções que tangem o movimento escolanovista teriam sido apropriadas na Educação infantil brasileira? De que forma os ideais de John Dewey foram transpostos para a educação dos menores de 06 anos? Quais ideias pedagógicas foram hegemônicas para a educação dos pequeninos após o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova até a Ditadura Militar? Quais as concepções de educação, criança e desenvolvimento infantil permeiam as obras de Odilon de Andrade Filho, Heloisa Marinho, Nazira Féres Abi-sáber e Celina Airlie Nina, que se dedicaram a estudar esse nível educacional? Assim, a hipótese principal desta pesquisa é a de que a incorporação das ideias educacionais de John Dewey ocorreu no bojo do movimento higienista/assistencialista e, no campo especifico da educação de crianças menores de seis anos estas ideias misturaram-se com as diretrizes voltadas para o cuidado (saúde) infantil, o que poderia ter gerado distorções e equívocos teórico-metodológicos na utilização da teoria Deweyana. Desta forma, este projeto tem por objetivo: apreender e analisar como as concepções de educação de John Dewey foram apropriadas para se "pensar" a Educação Infantil brasileira entre 1934 e 1971. A pesquisa corresponde a uma investigação de caráter teórico-bibliográfico tendo como princípios norteadores e categorias de análise das ideias pedagógicas elucidadas por Saviani (2007)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)