Busca avançada
Ano de início
Entree

O aprender e o ensinar com as tecnologias digitais da informação e comunicação: apropriações por alunos no uso do computador e suas relações com a prática docente

Processo: 11/21330-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Claudia Maria de Lima
Beneficiário:Analigia Miranda da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Práticas pedagógicas   Formação de professores   Computadores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | computador | formação docente | Praticas pedagogicas | computador

Resumo

A educação contemporânea demanda reflexão sobre novas finalidades educacionais que se desvelam e que se constituem em desafios às práticas docentes. A introdução das tecnologias digitais da informação e da comunicação acentua tais desafios por desestabilizar paradigmas consolidados sobre o que é ensinar e aprender. Diante desse cenário, a presente proposta de pesquisa se constitui de duas questões fundamentais: os modos de apropriação e estratégias de aprendizagem mobilizadas por alunos em contextos de aprendizagem com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação e as práticas pedagógicas adotadas em tais contextos. Partindo desses pressupostos propomos para a presente pesquisa dois objetivos: 1) Identificar e analisar os modos de apropriação e estratégias de aprendizagem mobilizadas por alunos dos anos finais do ensino fundamental do município de São José do Rio Preto em contextos de uso pedagógico do computador; 2) Identificar e analisar práticas docentes no uso do computador no processo educativo, com vistas a delinear diretrizes de um modelo formativo docente pautado em pressupostos teórico-metodológicos consoantes com os processos de aprendizagem mobilizados por alunos em ambientes de aprendizagem virtualizados. Para responder aos objetivos a pesquisa assume abordagem qualitativa de delineamento descritivo-explicativo. A pesquisa tem como procedimentos metodológicos: observação; aplicação de questionários, entrevistas e análise documental. Os dados serão analisados com auxílio da análise de conteúdo e tratamento estatístico. Almejamos que os resultados dessa pesquisa propiciem compreensões sobre o ensinar e o aprender com as tecnologias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Analigia Miranda da. Apropriações sociais e formativas das tecnologias digitais por adolescentes e suas relações com o ensino e aprendizagem na escola. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.