Busca avançada
Ano de início
Entree

A formação inicial do professor de línguas no e para o contexto virtual e a formação de comunidades de prática

Processo: 09/52656-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Helena Vieira Abrahão
Beneficiário:Patricia Fabiana Bedran
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/03204-2 - Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos, AP.TEM
Assunto(s):Tecnologia   Formação de professores   Aprendizagem   Ensino   Teletandem

Resumo

Este plano de pesquisa é parte do projeto pedagógico e tecnológico Teletandem Brasil: ensino de línguas para todos que objetiva colocar pares de alunos universitários em mútua cooperação na tarefa de ensinar e aprender línguas à distância por meio de um ambiente virtual de ensino. Em meio a esse desenvolvimento tecnológico, o processo de formação do professor bem como a função do professor, que vem constante mudando ao longo dos anos, sofre novas modificações. Professores têm a oportunidade de aprender a LE de maneira real e significativa e ainda de "conectar-se" com outros interagentes e professores-mediadores para o aprimoramento de sua formação teórico-prática a partir da construção de comunidades de prática (Cops), por meio da utilização de ferramentas colaborativas disponíveis na internet, que propiciam aos participantes a oportunidade de desenvolver habilidades, construir conhecimentos por meio da comunicação e trabalhar em comunhão para atingir um mesmo objetivo. Tem-se, portanto, necessidade de compreender como se dá o processo de formação inicial desse profissional nesse meio e para atuar nesse contexto virtual, se há desenvolvimento de uma prática crítica-reflexiva e como e quais recursos humanos, metodológicos e tecnológicos contribuem para que essa prática se realize. Os resultados desta pesquisa poderão ser úteis para a implementação e desenvolvimento do projeto e, juntamente com outros trabalhos sobre formação, nortear a produção de documentos oficiais, bem como as ações do professor em salas de aulas presenciais e em contextos virtuais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BEDRAN, Patricia Fabiana. A formação inicial do professor de línguas no e para o contexto virtual e a construção de comunidades de prática. 2012. 305 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.