Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de indicadores de sustentabilidade para gestão de resíduos e seu impacto na saúde humana

Processo: 11/14143-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Angela Maria Magosso Takayanagui
Beneficiário:Tatiane Bonametti Veiga
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Resíduos de serviços de saúde   Indicadores de desenvolvimento sustentável   Saúde ambiental   Resíduos sólidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:indicadores de sustentabilidade | Resíduos de serviços de saúde | Resíduos sólidos | saúde ambiental | Saúde Ambiental

Resumo

As grandes mudanças que ocorreram nas últimas décadas impulsionaram discussões sobre um novo modelo de desenvolvimento que visa garantir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Uma das áreas diretamente relacionadas ao conceito de desenvolvimento sustentável é a de gestão dos resíduos, que passou, decisivamente, a fazer parte das agendas político-administrativas de todos os setores, inclusive na área da saúde. No Brasil, a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) apresenta vários princípios que devem ser respeitados para se alcançar uma gestão integrada dos resíduos. O investimento em novas pesquisas que auxiliem nesse processo de mudança pode fundamentar a tomada de decisões dos gestores públicos das áreas de saúde e meio ambiente, pautando-se não somente nas exigências legais, mas, também, na conscientização voltada para o desenvolvimento sustentável e saúde humana. Esta pesquisa tem com objetivo a elaboração de um sistema de indicadores de sustentabilidade para a gestão dos resíduos, a partir da aplicação da técnica Delphi, buscando o consenso entre especialistas da área. Os indicadores serão organizados sob a perspectiva das dimensões social, ambiental, econômica, institucional e da saúde, sendo utilizada uma escala para mensuração do grau de importância. Para analisar o consenso entre os especialistas, será utilizada a análise descritiva em cada uma das etapas, resultando na elaboração do painel Delphi. A construção dos indicadores será pautada nas diretrizes da PNRS, visando o alcance de indicadores para auxiliar as politicas publicas de saúde ambiental voltada para o alcance de melhores condições ambientais e de saúde no contexto atual.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VEIGA, TATIANE BONAMETTI; COUTINHO, SILVANO DA SILVA; SILVA ANDRE, SILVIA CARLA; MENDES, ADRIANA APARECIDA; MAGOSSO TAKAYANAGUI, ANGELA MARIA. Building sustainability indicators in the health dimension for solid waste management. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, . (11/14143-2)
VEIGA, TATIANE BONAMETTI; COUTINHO, SILVANO DA SILVA; SILVA ANDRE, SILVIA CARLA; MENDES, ADRIANA APARECIDA; MAGOSSO TAKAYANAGUI, ANGELA MARIA. Building sustainability indicators in the health dimension for solid waste management. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 24, p. 8-pg., . (11/14143-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VEIGA, Tatiane Bonametti. Indicadores de sustentabilidade na gestão de resíduos sólidos urbanos e implicações para a saúde humana. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.