Inovações curriculares em ensino de física moderna: Investigando uma parceria entr...
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Processo: | 11/24141-7 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de março de 2012 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2012 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Educação |
Pesquisador responsável: | Cibelle Celestino Silva |
Beneficiário: | Angélica Cristina Porra |
Instituição Sede: | Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 08/10470-6 - Inovação curricular em física: transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes, AP.TEM |
Assunto(s): | Ensino de física Física moderna Ensino médio Escola pública Ensino e aprendizagem |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Centros de ciências | Ensino de Física | Ensino não forma | Ensino de Física |
Resumo Este aborda aspectos da cultura escolar e de centros de ciências na perspectiva da transformação de saberes que utilizam a física solar para ensinar conteúdos de física moderna no ensino médio de escolas públicas da rede de ensino do Estado de São Paulo. Também investiga elementos essenciais para uma efetiva parceria entre escola e centro de ciências, a partir da construção de sequências de ensino-aprendizagem, desenvolvidas em parceria com professores em atuação e aplicadas em sala de aula. Propõe trabalhar de forma conjunto temas de física moderna e astrofísica em um espaço não formal e na escola em parceria com professores em atuação na rede pública de ensino. O objetivo geral desta proposta é compreender como lidar (e buscar superar) os obstáculos didático-pedagógicos ligados ao ensino de física moderna por meio da construção de sequências de ensino-aprendizagem. Como resultado, pretendemos promover inovações curriculares usando sequências de ensino-aprendizagem para inserir conteúdos de física moderna em escolas públicas de ensino. Pelo fato da presente proposta versar sobre temas que se complementam (ensino não-formal, ensino de física moderna e inovações curriculares), nos apoiaremos nos "contextos de aprendizagem" propostos por Falk e Dierking bastante utilizado em pesquisas sobre educação em espaços não formais, e na "transposição didática" proposta pelo francês Yves Chevallard, utilizado como referencial do projeto temático em andamento ao qual esta proposta está relacionada (processo FAPESP #2008/10470-6). (AU) | |
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