Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de manipueira e soro de leite desidratados como meio de cultura para a produção de biossurfactantes e butano-2,3-diol por bacillus subtilis.

Processo: 11/22776-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Glaucia Maria Pastore
Beneficiário:Cristiano José de Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/20982-0 - Ultrafiltração da surfactina produzida por Bacillus subtilis LB5a em duas etapas, usando manipueira liofilizada como substrato, BE.EP.DR
Assunto(s):Bacillus subtilis   Biossurfactantes   Manipueira   Biotecnologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacillus subtilis | Biossurfactantes | Butano-2 | Manipueira | 3-diol | biotecnologia

Resumo

Os lipopeptídios produzidos pela bactéria Bacillus subtilis estão entre os biossurfactantes mais estudados. Dentro desse grupo está a surfactina, que é um dos mais efetivos agentes de atividade superficial, reduzindo significativamente a tensão superficial de uma solução aquosa mesmo em baixas em concentrações. Esse composto mantém suas propriedades mesmo quando submetido a condições extremas de temperatura pH e salinidade, além de apresentar diversas atividades biológicas. A aplicação de resíduos industriais como substrato para produção de biossurfactante por Bacillus subtilis tem sido estudada. Os resultados apresentados em fermentações em que a manipueira foi o meio de cultura são promissores quando se analisam os resultados de redução de tensão superficial de soluções aquosas e de produtividade obtidos em processo de bancada e piloto. O butano-2,3-diol é um composto com promissora produção via fermentativa. Possui aplicações industriais tais como monômero para a sintese de borracha, perfumes, fumigantes, agente hidratante e amaciante, explosivos, plastificantes, aditivos em alimentos, etc. Além disso, os principais gêneros de micro-organismos descritos na literatura associados ao butano-2,3-diol são Klebsiella e Bacillus, embora este, geralmente tenha menores rendimentos em relação ao primeiro, sua utilização pode ser favorável devido a síntese exclusiva do isômero D-(-)-butano-2,3-diol. O maior desafio para a implementação de um processo biotecnológico é em geral a viabilidade economica, sendo esta, representada majoritariamente pelos meios de cultura e processos de purificação (dow-stream). Logo, a utilização de resíduos agroindustriais e a produção concomitante de dois ou mais produtos favorece a redução dos custo de produção. Entre as vantagens da secagem do substrato, estão o menor volume de material a ser armazendo, maior vida de prateira, maior facilidade de transporte, etc. Além disso, possibilita a indústria biotecnlógica, ser instalada em locais distantes das que fornecem os substratos. Para o desenvolvimento desse projeto serão analisadas as características físico-químicas dos efluentes, as produções de biossurfactantes e butano-2,3-diol e as cinéticas de crescimento microbianos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Cristiano José de. Ultrafiltration of surfactin and mannosylerythritol lipids produced using cassava wastewater as substrate. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas, SP.