Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da concentração de lactato e potássio sérico e dos valores de hemogasometria de cães com anemia que receberam transfusão de concentrado de hemácias com diferentes períodos de armazenamento.

Processo: 12/03020-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Aline Magalhães Ambrósio
Beneficiário:Renata Ramos Rodrigues
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anestesiologia   Eritrócitos   Cães   Anemia

Resumo

O armazenamento de concentrado de hemácias (CH) pode resultar em alterações bioquímicas e de hemogasometria no sangue, cuja transfusão pode induzir a ocorrência de alterações clínicas e das variáveis laboratoriais no paciente receptor. Sabe-se que a partir de 7 dias de armazenamento, pode ser observado aumento dos níveis de lactato e potássio e diminuição do pH no sangue total de cães. Entretanto, não se sabe se alterações semelhantes também ocorrem durante a estocagem do CH canino e se há diferença clínica e laboratorial entre os cães que recebem CH com diferentes períodos de armazenamento. Sendo assim, o presente estudo clínico prospectivo e randomizado objetiva comparar as concentrações de lactato e potássio e os valores de hemogasometria de cães com anemia que recebem CH armazenado por diferentes períodos e investigar se estes valores se correlacionam com os encontrados no CH transfundido. Para tanto, serão avaliados 21 cães adultos que receberão aleatoriamente CH contido em bolsas com CPDA-1 armazenado em temperatura de 4-6 oC por até 7 dias (grupo I, n=7), CH armazenado por 8 a 14 dias (grupo II, n=7) ou CH armazenado por 15 a 21 dias. Serão avaliadas as concentrações de potássio e lactato e os valores de hemogasometria dos cães imediatamente antes da transfusão, após o término da transfusão e 24 horas após a transfusão do CH. Estas mesmas variáveis também serão mensuradas no CH imediatamente antes de sua administração. Os dados serão submetidos à análise de variância para medidas repetidas, seguida pelo teste Tukey e t-Student. O grau de significância estabelecido para análise estatística será de p<0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)