Friedrich Schlegel: Relato sobre as obras poéticas de Giovanni Boccaccio: tradução...
Friedrich Schlegel: "Relato sobre as obras poéticas de Giovanni Boccaccio"
Os conceitos de reflexao e de critica de arte na formacao do pensamento do jovem w...
Processo: | 11/21563-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de abril de 2012 |
Data de Término da vigência: | 31 de janeiro de 2015 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária |
Pesquisador responsável: | Regina Lúcia Pontieri |
Beneficiário: | Constantino Luz de Medeiros |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Escolas literárias Crítica literária Hermenêutica Literatura alemã Romantismo |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Critica literária | estética | Friedrich Schlegel | hermenêutica | História da Crítica Literária | primeiro romantismo alemão | Teoria da Narrativa |
Resumo Esse projeto tem como intuito investigar e iluminar o "conceito de crítica literária de Friedrich Schlegel". Nossa tese busca demonstrar como o crítico, filósofo e filólogo alemão contribuiu para a mudança nos estudos de literatura de sua época ao realizar uma síntese entre a visão estética e histórica do fenômeno literário. Ao utilizar os paradigmas da filosofia da história e da estética para o entendimento dos diversos períodos ou épocas da arte literária, Schlegel realizou uma importante mudança na maneira como a crítica passaria a avaliar a literatura. A partir de seu diálogo com a herança do Iluminismo, e com os escritos de Johann Gottlieb Fichte, Friedrich Schiller, Immanuel Kant, Johann Gottfried Herder, Johann Joachim Winckelmann e Johann Wolfgang Goethe, o crítico desenvolveria um novo modus faciendi de crítica literária, que leva em consideração a atividade reflexionante e criativa do espírito crítico. Na concepção de Schlegel, a crítica literária significaria a busca constante pela perfectibilidade infinita, pela complementação da obra literária e a reflexão filosófica, onde o crítico deveria ser um autor em segunda potência. Parte integrante da origem da crítica literária ocidental, a "revolução estética" que Friedrich Schlegel introduziu nos estudos e na crítica de literatura é a síntese e a revelação de uma cadeia de revoluções, que começara no âmbito das ciências naturais, passando para o campo da filosofia, da economia, da política, até atingir o cerne dos estudos literários. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |