As relações entre onças e humanos nas etnografias sobre os Mebengokré
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Processo: | 11/17917-9 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2012 |
Data de Término da vigência: | 16 de setembro de 2014 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena |
Pesquisador responsável: | Dominique Tilkin Gallois |
Beneficiário: | Paride Bollettin |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 05/57134-2 - Redes ameríndias: geração e transformação de relações nas terras baixas sul-americanas, AP.TEM |
Assunto(s): | Mitologia indígena Religião indígena Cosmologia indígena |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | antropologia da natureza | cosmologia | Mebengokré | terras baixas sul americanas | Cosmologias amerindias |
Resumo Este projeto consiste numa aproximação e compreensão das diferentes formas de construir as ideias de "sujeitos" que são acionadas e colocadas em prática no cotidiano local da comunidade Mebengokré do Rio Bakajá. Para essa compreensão é necessário reconhecer, como ponto de partida, que circunscrever tal conceito aos atores "humanos" não é suficiente para abranger a variedade das relações concebidas e praticadas pelos próprios Mebengokré. Se torna assim necessário expandir a noção de "sujeito", de acordo com as evidências recolhidas no campo, a uma mais ampla variedade de seres. A partir de uma ideia relacional sobre o que se define como "sujeito", é possível nos depararmos com uma categoria múltipla, que no seu cromatismo evidencia a contingencia da condição de cada ator. As consequências dessa contingência e dessa multiplicidade apontam na direção de um universo povoado por diferentes atores e relações em constante resemantização recíproca. O objetivo do projeto, portanto, é investigar como são significados os participantes dessa congregação, sejam eles "humanos" ou "não-humanos", seres visíveis ou invisíveis, a partir das experiências, das práticas e das retóricas dos Mebengokré, comparando-as em seguida com outras similares elaboradas em outros contextos amazônicos, mas também alhures. A hipótese é que a proliferação das vozes permita transcender a contingencia e que a polifonia possa evidenciar elementos comuns necessários para a elaboração de uma visão mais holística dessa forma de significar as subjetividades. (AU) | |
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