Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil comportamental e correlação com vocabulário receptivo e expressivo de indivíduos com Paralisia Cerebral

Processo: 11/22959-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Célia Maria Giacheti
Beneficiário:Fabiana Cristina de Melo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Paralisia cerebral   Linguagem   Desenvolvimento motor   Análise do comportamento   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento e vocabulário | Paralisia Cerebral | Linguagem

Resumo

A Encefalopatia Infantil Crônica não Progressiva ou Paralisia Cerebral (PC) refere-se a um conjunto de manifestações motoras e posturais que podem, ou não, ocorrer concomitantemente a dificuldades de linguagem, prejuízos cognitivos, visuais, auditivos, dentre outras, dependendo do local da lesão e época do desenvolvimento em que a mesma ocorre. Na literatura compilada, os indivíduos com PC apresentam comprometimento motor relacionado com o desempenho em tarefas de linguagem e de problemas comportamentais. No entanto, a literatura ainda é escassa quanto ao perfil comportamental e a correlação com o desempenho de vocabulário expressivo e receptivo. Este estudo tem por objetivo: (1) caracterizar e comparar o perfil comportamental de indivíduos com PC e controles e (2) correlacionar o perfil comportamental com o desempenho nas provas de vocabulário receptivo e expressivo de indivíduos com PC. Participarão deste estudo 20 indivíduos de ambos os gêneros, com idades entre 6 e 14 anos com diagnóstico de PC. Os indivíduos com PC serão comparados a 20 indivíduos com mesma idade cronológica e gênero que apresentam desenvolvimento motor e de linguagem típico. O perfil comportamental será obtido por meio do inventário comportamental Child Behavior Checklist CBCL (Achenbach, 1991) versão para os pais. O desempenho do vocabulário expressivo e receptivo será verificado por meio da parte I do Inventário de Desenvolvimento de Habilidades Comunicativas MacArthur (Teixeira, 2000), onde os pais irão responder sobre o vocabulário de seus filhos. Os resultados serão analisados por meio de análise estatística descritiva e não-paramétrica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)