Busca avançada
Ano de início
Entree

As relações entre a história ensinada e a formação da consciência história no ensino de história das Ditaduras de Segurança Nacional em São Paulo e Buenos Aires

Processo: 11/07826-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ernesta Zamboni
Beneficiário:Juliana Pirola da Conceição
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de história   América Latina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | Consciência Histórica | Ditaduras de Segurança Nacional | Ensino de História | Estudos comparados | Ensino de História

Resumo

A pesquisa propõe analisar de modo comparado as relações entre a história ensinada das Ditaduras de Segurança Nacional e a formação da consciência história entre jovens da escolarização básica/obrigatória de escolas públicas das cidades de São Paulo e Buenos Aires. A intenção é investigar como os jovens de cada cidade se relacionam com uma história que não é só nacional, mas também compartilhada com outros países da América Latina e com isso ajudar a perceber certos traços comuns que São Paulo e Buenos Aires compartilham com outras cidades latino-americanas. Ambas as cidades passaram por experiências semelhantes em um mesmo espaço de tempo - as ditaduras de segurança nacional, o terrorismo de Estado e a prática do desaparecimento - mas se relacionam de forma diversa sua história, com práticas distintas para lembrar, reparar ou esquecer esse passado, o que se reflete na relação que os jovens estabelecem com ele. Deste modo, a pesquisa comparada contribui para entender as relações intrínsecas entre formação histórica e consciência histórica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CONCEIÇÃO, Juliana Pirola da. O peso do passado: currículos e narrativas no ensino de história das Ditaduras de Segurança Nacional em São Paulo e Buenos Aires. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.