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Processos composicionais no "Réquiem" de Gyorgy Ligeti

Processo: 12/02240-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles
Beneficiário:Ísis Biazioli de Oliveira
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gyorgy Ligeti | Requiem | saturação cromática | sinais intervalares | Análise Musical

Resumo

O projeto propõe uma análise dos procedimentos composicionais, principalmente no que se refere à manipulação das alturas, de dois dos movimentos do Réquiem (1963-1965) de György Ligeti. O Kyrie é um exemplo notório da saturação cromática, importante procedimento composicional do repertório ligetiano do início dos anos 60. No Lacrimosa, o compositor passa a utilizar o que ele chamou de "sinais intervalarres" que será fundamental para compreensão de suas obras dos anos 70.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Ísis Biazioli de. Processos composicionais no Kyrie do Réquiem de György Ligeti. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.