Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise sobre a relação entre saber ler ou não e estar matriculado ou não no ensino infantil

Processo: 12/02872-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:Daniel Domingues dos Santos
Beneficiário:Jaqueline França Natal
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Economia da educação   Alfabetização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Educação Infantil | Economia da Educação

Resumo

O presente projeto pretende investigar o impacto do ensino infantil (EI) sobre a taxa de alfabetização, ou seja, estamos buscando basicamente encontrar as relações entre aqueles que são alfabetizados ou não com o fato de estar matriculado ou não no EI. Para isso, pretendemos comparar as taxas de alfabetização de crianças de 5 e 6 anos que estão na escola, com as respectivas taxas para crianças que não estão na escola. Após analisar o indicador de alfabetização (como nossa variável de resultado) nos dois diferentes grupos (matriculados e não matriculados) o passo seguinte é comparar as distribuições de características das crianças que estão matriculadas com as respectivas distribuições das que não estão para verificar se estes grupos diferem sistematicamente em outros atributos que poderiam afetar diretamente a alfabetização. Os dados utilizados são os da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)