Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise numérica de escoamentos com fenômenos complexos de superfície

Processo: 12/04560-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:Fabrício Simeoni de Sousa
Beneficiário:Felipe Montefuscolo
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/08136-1 - Método de malhas universais aplicado a escoamentos multifásicos, BE.EP.DR
Assunto(s):Tensão superficial   Método dos elementos finitos   Superfície livre

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe a modelagem matemática e numérica de problemas de escoamentos de fluidos com fenômenos complexos de superfície, com aplicações em escoamentos em microescala. São objetivos a correta modelagem de membranas fluídicas, de linhas de contato dinâmicas, dos efeitos de Marangoni, de superfícies viscoelásticas e de forças eletromagnéticas. O projeto se baseia nas equações deduzidas através do princípio de potências virtuais, sendo mais adequada para a discretização através do método de elementos finitos em malhas dinâmicas, em uma formulação lagrangeana-euleriana arbitrária. Pretende-se que o candidato a doutoramento construa um código preciso e robusto de elementos finitos para simular os escoamentos propostos em 2D e 3D, e que também sirva de base para futuras extensões.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTEFUSCOLO, FELIPE; SOUSA, FABRICIO S.; BUSCAGLIA, GUSTAVO C. High-order ALE schemes for incompressible capillary flows. Journal of Computational Physics, v. 278, p. 133-147, DEC 1 2014. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.