Busca avançada
Ano de início
Entree

Compósitos de matriz de alumínio reforçados por intermetálico processados por prensagem angular de seção transversal constante - ECAP

Processo: 12/07536-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 03 de setembro de 2012
Vigência (Término): 02 de março de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Kátia Regina Cardoso
Beneficiário:Kátia Regina Cardoso
Anfitrião: María Antonia Muñoz-Morris Garcia
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha  
Assunto(s):Materiais compósitos de matriz metálica   Alumínio

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar os efeitos do processamento por ECAP em um compósito de matriz de alumínio comercialmente puro, reforçado com partículas intermetálicas, obtido por metalurgia do pó com consolidação por extrusão a quente. A fase reforço, partículas de uma liga intermetálica FeCrAl, foi produzida comercialmente por moagem de alta energia e será incorporada à matriz de alumínio na proporção de 15% em volume. O processamento por ECAP será realizado a temperatura ambiente e a 150°C, pela Rota A por 8 a 12 passes, e seu efeito na evolução da microestrutura e nas propriedades mecânicas do compósito será avaliada. Este projeto está sendo submetido para ser realizado durante um estágio de pesquisa no exterior, mais precisamente no Centro de Investigaciones Metalurgicas (CENIM) em Madrid com a colaboração e supervisão da Drª Maria Muñoz-Morris. O CENIM possui estrutura adequada para o desenvolvimento de todas as etapas previstas neste projeto, desde a obtenção do compósito, processamento por ECAP e caracterização microestrutural e mecânica. O desenvolvimento deste projeto é de suma importância na complementação da formação em pesquisa da pesquisadora que o propõe que já apresenta boa experiência no processamento de ligas de alumínio por ECAP (processo FAPESP 05/03440-5). Além dos resultados científicos esperados, este projeto servirá para estreitar as relações da pesquisadora e de seus colegas do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFESP com os pesquisadores do CENIM, além de colaborar para a consolidação de um grupo de pesquisa em deformação plástica severa e outras técnicas de processamento fora do equilíbrio no ICT- UNIFESP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REGINA CARDOSO, K.; MUNOZ-MORRIS, M. A.; VALDES LEON, K.; MORRIS, D. G. Room and high temperature ECAP processing of Al-10%Si alloy. MATERIALS SCIENCE AND ENGINEERING A-STRUCTURAL MATERIALS PROPERTIES MICROSTRUCTURE AND PROCESSING, v. 587, p. 387-396, DEC 10 2013. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.