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A atividade da dança como possibilidade de inclusão social e desenvolvimento da função psicológica superior memória em crianças com Síndrome de Down

Processo: 11/15854-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Irineu Aliprando Viotto Filho
Beneficiário:Ariana Aparecida Nascimento dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Síndrome de Down   Memória (psicologia)   Dança
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dança | Inclusão | memória | Sindrome de Down | Teoria Histórico Cultural

Resumo

Este Projeto de pesquisa tem a intenção valorizar a dança enquanto um objeto cultural simbólico e como forma de manifestação da linguagem corpo(oral) humana. Tem o objetivo de possibilitar situações de inclusão social e desenvolvimento da função psicológica superior memória em crianças com Síndrome de Down. Para isso, assume como referencial teórico e metodológico, a teoria histórico-cultural, e defende a necessidade de inserção social dos sujeitos com deficiência, nas escolas regulares. Considera ainda, que as dificuldades e limitações apresentadas pelos sujeitos com Síndrome de Down, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da função psicológica superior memória, devem ser superadas a partir do trabalho coletivo e inclusivo e, nesse processo, a escola regular torna-se espaço privilegiado. Para tanto, será formado um único grupo de trabalho com 10 (dez) crianças, entre elas 5 com Síndrome de Down e 5 sem deficiência intelectual, na faixa etária entre 7 e 11 anos, advindas de escolas especiais e regulares, respectivamente. As atividades serão realizadas no LAR (Laboratório de Atividades Ludo-Recreativas da FCT Unesp Presidente Prudente). Serão realizados 20 encontros de intervenção com esses sujeitos a fim de descrever, discutir e relacionar os processos de desenvolvimento da memória, situações de inclusão e estratégias de ensino, no sentido de oferecer possibilidades e reflexões sobre o papel da atividade dança, das relações sociais inclusivas e mediação do professor nesse processo, tendo como objetivo principal o desenvolvimento integral da criança com deficiência. Acredita-se que este Projeto poderá criar condições de valorização do trabalho educativo do professor, bem como dos processos de inclusão social e desenvolvimento de funções psicológicas superiores em crianças com Síndrome de Down. (AU)

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