Busca avançada
Ano de início
Entree

O olhar do aluno mediado pelas tecnologias digitais: o YouTube e a (re)definição da relação pedagógica

Processo: 12/01326-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Antônio Alvaro Soares Zuin
Beneficiário:Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva Lopes
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):YouTube   Novas tecnologias   Psicanálise   Teoria crítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | novas tecnologias | Psicanálise | relação professor-aluno | Teoria Crítica | Youtube | Teoria Crítica

Resumo

A presença das novas tecnologias no dia a dia de crianças e jovens se dá de modo cada vez mais intenso. Paralelamente, é também significativa a repressão dos sentimentos em sala de aula. Enclausurados, os estudantes não encontram espaço para dialogar com seus mestres, inclusive a respeito do que pensam sobre eles. Nesse contexto, os estudantes parecem ter encontrado espaço no campo virtual para expressar seus medos, anseios e dúvidas. A rede de compartilhamento de vídeos YouTube demonstra como tal catarse, no entanto, pode estar também atrelada a um processo de exibição espetacular e afirmação da certeza de si mesmo, situação esta que poderia ser discutida pedagogicamente. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo investigar como se configuram as novas relações entre professores e alunos diante de novos espaços de expressão, como o site YouTube. Para tanto, serão analisadas imagens postadas por discentes em tal rede de compartilhamento que versem sobre situações de tensão entre os atores do processo educativo, bem como os comentários sobre tais vídeos, à luz da Teoria Crítica e da Psicanálise freudiana. Se as novas tecnologias não devem ser utilizadas desmedidamente, sua simples negação acaba por prejudicar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Trata-se de um dos maiores desafios da Educação na atualidade: estabelecer uma nova relação entre alunos e professores a partir do diálogo com e sobre as novas tecnologias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)