Busca avançada
Ano de início
Entree

Vestígios de Ovídio em Sobre as Mulheres Famosas (1361-1362) de Giovanni Boccaccio

Processo: 12/05738-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 15 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Isabella Tardin Cardoso
Beneficiário:Talita Janine Juliani
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/20858-2 - A defesa da obra: imagens de autoria e carreira poética ovidiana em de Mulieribus Claris de Giovanni Boccaccio, BE.EP.DR
Assunto(s):Intertextualidade   Biografias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biografias | Boccaccio | De Claris Mulieribus | Intertextualidade | Ovídio | Latim

Resumo

Em Sobre as mulheres famosas (De claris mulieribus), catálogo de biografias femininas escrito por Giovanni Boccaccio entre 1361-1362, explora-se o universo mítico greco-romano, retratando a vida de figuras femininas notáveis (clarae) da Antiguidade. Ampla parte dos estudos sobre a obra é marcada por um viés dicotômico, que oscila entre apontar um caráter moralista (cristão) ou "meramente" literário nas biografias. A esse tipo de reflexão associam-se eruditas "pesquisas de fontes" (Quellenforschungen) do catálogo: dentre estas, destaca-se a obra do poeta romano Ovídio (43 a.C. - 17 d.C.). O objetivo central da pesquisa a que se propõe este projeto é direcionar tais estudos no sentido de uma investigação sobre o modo como, na obra boccacciana em apreço, se apresenta a poesia de Ovídio, e, sobretudo, proceder a uma investigação que ainda não foi, ao que pudemos constatar, realizada: explorar efeitos de sentido de tal presença no catálogo em estudo. No cotejo dos textos latinos respectivos, teorias de linha intertextual aplicadas a estudos clássicos vão guiar nossa interpretação das passagens selecionadas, bem como a busca por uma compreensão mais profunda do modo como na obra em apreço se consideram relações entre moralidade e literatura. Nossa hipótese, amparada em resultados da pesquisa de Mestrado (2011), é de que será profícuo observar o modo como o espectro de relações entre moral, poesia e retórica se apresentam já em Ovídio (Cardoso, 2005; Schiesaro, 2003), o qual se reflete na complexa constituição de ethos do autor, recentemente associada à que apresenta Boccaccio em outras de suas obras (cf. Barchiesi; Hardie, 2010). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JULIANI, TALITA JANINE; MORRA, E. In the Center of the Kaleidoscope: Ovidian Poetic Image and Boccaccio's Self-Representation in De Mulieribus Claris. BUILDING THE CANON THROUGH THE CLASSICS: IMITATION AND VARIATION IN RENAISSANCE ITALY (1350-1580), v. 15, p. 20-pg., . (12/05738-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JULIANI, Talita Janine. Vestígios de Ovídio em Sobre as mulheres famosas (De mulieribus claris, 1361-1362) de Giovanni Boccaccio. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.