Busca avançada
Ano de início
Entree

Das figuras e imagens aos signos: um estudo das transformações das produções escritas na criança

Processo: 12/07581-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Rosa Maria Manzoni
Beneficiário:Flávia Gabriela Maturana de Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Desenvolvimento infantil   Figuras de linguagem   Escrita (linguística)   Alfabetização   Compreensão da leitura   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Aprendizado da escrita | Desenvolvimento da escrita na criança | Transformações das formas gráficas em outras superiores na criança | Alfabetização

Resumo

Desde os três anos de idade, a criança já atribui significado aos signos que encontra a sua volta. Pode classificá-los em grupos e gêneros e, com o passar do tempo, esta atribuição resulta no processo de alfabetização. Assim como ela identifica que o carrinho é para o menino, também identificará que a letra "F" é a representação gráfica do som "efe". Para isto, na alfabetização, é necessário que o professor crie oportunidades para ela ter necessidade da escrita. A pesquisadora pretende, por meio de estudos em uma EMEF, na sala de primeiro ano do ensino fundamental, e com base na perspectiva sócio-histórica, investigar como acontece a transição de uma forma de escrita em outra superior. Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar e descrever quais as mudanças que ocorrem durante o desenvolvimento da escrita na criança de seis anos de idade, tendo como ponto de partida o último estágio da pré-história da escrita humana (figuras e imagens), definido por Vigotski e seus colaboradores. Ao final do trabalho, pretende-se ter identificado como se deve o processo de compreensão interior da escrita pela criança e quais os estímulos necessários para que ocorra esse desenvolvimento, como acontece o processo discursivo na criança e como os processos de relação signo-significado acontecem durante o processo de alfabetização.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)