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Relações entre a expansão do ensino técnico no Brasil e o acordo de cooperação internacional com o Canadá

Processo: 12/07044-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Aparecida Neri de Souza
Beneficiário:Liliane Bordignon de Souza
Supervisor: Pierre Doray
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université du Québec à Montréal (UQÀM), Canadá  
Vinculado à bolsa:11/04089-0 - Relações entre Educação, Trabalho e Desenvolvimento: a expansão do ensino técnico de nível médio no governo Lula da Silva (2003-2010)., BP.MS
Assunto(s):Sociologia educacional   Política educacional   Educação profissionalizante   Cooperação internacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cooperação Internacional | desenvolvimento | educação e trabalho | Educação Profissional | Políticas Educacionais | Sociologia da Educação

Resumo

O objetivo do estágio de pesquisa no exterior, a ser realizado no Canadá, é investigar o acordo de cooperação para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica, estabelecido entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a Association des Collèges Communautaires du Canada. O projeto de estágio vincula-se a pesquisa de mestrado Relações entre Educação, Trabalho e Desenvolvimento: a expansão do ensino técnico de nível médio no governo Lula da Silva (2003-2010), financiada pela FAPESP. No desenvolvimento da pesquisa bibliográfica e do trabalho de campo verificou-se a importância das parcerias com o Canadá na área da educação profissional, cujo objetivo central é o desenvolvimento de políticas públicas em ambos os países. O acordo que se estabelece, para além de ações conjuntas no âmbito da educação profissional, parece se configurar, especialmente para o Brasil, numa referência para o desenvolvimento desta modalidade de ensino. Neste sentido, interrogar-se-á como os projetos oriundos do acordo entre Brasil e Canadá têm influenciado a organização e a expansão do ensino técnico de nível médio no Brasil. (AU)

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