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Desafio no uso e coleta de conhecimento cultural de aplicações para promover o crescimento da base de conhecimento cultural do OMCS-Br

Processo: 11/50861-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Acordo de Cooperação: Microsoft Research
Pesquisador responsável:Junia Coutinho Anacleto
Beneficiário:Talita Cristina Pagani Britto
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Socialização   Desenvolvimento de software
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aplicacoes Autossustentaveis | Contextualizacao Cultural | Nui | Rich Internet Application

Resumo

Esta proposta está vinculada ao projeto aprovado pelo Instituto MICROSOFT-FAPESP (proc. 2010/21359) intitulado "Um Ambiente Culturalmente Contextualizado para a Interação Natural e Flexível de Apoio ao Processo de Ressocialização em um Contexto Hospitalar para Pacientes Crônicos", no qual é proposto o desenvolvimento de um ambiente pervasivo e ubíquo que explora a interação natural com tecnologias, considerando o contexto cultural tanto de profissionais da saúde quanto de pacientes psiquiátricos, para apoio ao seu processo de desinstitucionalização, regido por lei no Brasil. Nesta proposta, o foco está em ampliar e flexibilizar as operações de coleta e uso de conhecimento cultural da base de conhecimento gerada no projeto Open Mind Common Sense Brazil (OMCS-Br), para facilitar o desenvolvimento de aplicações que utilizem tal base de conhecimento pra que se tornem sensíveis à cultura dos seus usuários durante o uso. Quer-se garantir que as aplicações, ligadas ao eHealth e Wellbeing, sejam contextualizadas pelo perfil de seus usuários, permitindo uma melhora constante e automática em seu contexto de uso. Para que tal proposta seja validada, uma aplicação será desenvolvida, visando preparar os pacientes para a vida em sociedade considerando os cuidados pessoais com sua saúde, os valores sociais da comunidade que irá recebê-lo, entre outros temas de educação para a cidadania. (AU)

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