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Efeitos de um programa de ritmo e dança no desempenho psicomotor de crianças com Síndrome de Down: o método Laban como subsídio metodológico

Processo: 12/11161-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Manoel Osmar Seabra Junior
Beneficiário:Viviane Poiato Macedo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Educação inclusiva   Inclusão social   Inclusão escolar   Síndrome de Down   Deficiência intelectual   Desempenho psicomotor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Motora Adaptada | Deficiencia intelectual | Educação Especial | Inclusão | Sindrome de Down | Educação Especial

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar um programa de intervenção, e seus conteúdos, baseados no ritmo e na dança, como estratégias de ensino para a estimulação psicomotora de pessoas com Síndrome de Down (SD). Trata-se de um estudo com abordagem quase experimental, com intervenção direta no grupo amostral. Os procedimentos adotados para fins de coleta de dados contemplarão quatro etapas, sendo elas: 1) Entrevista com os pais ou responsáveis, com intuito de avaliar a percepção dos mesmos em relação ao comportamento dos seus dependentes; 2) Com os sujeitos participantes da pesquisa será aplicada a bateria psicomotora de Vitor da Fonseca (1975); 3) Posteriormente serão realizadas 24 sessões, com uma intervenção semanal de 60 minutos cada. As intervenções terão como meio a manipulação de variáveis que envolvem atividades/aulas de ritmo e dança, baseadas na metodologia de Rudolf Laban (1978), 4) Ao final será reaplicado; a Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca, para avaliar o efeito causado pela intervenção bem como o roteiro de entrevista com os pais ou responsáveis. Para análise do desempenho pré e pós intervenção, o teste de Friedman estabelecerá comparações entre os dois momentos de estudo, bem como, se significante estatisticamente, o teste de Wilcoxon indicará entre quais momentos houve a diferença. A significância estatística será prefixada em valores inferiores a 5% (p<0,05) e o software BioEstat versão 5.2 efetuará todos os procedimentos estatísticos. (AU)

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