Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho psicométrico da versão brasileira do Nursing Work Index Revised (B-NWI-R) entre auxiliares e técnicos de enfermagem

Processo: 12/02515-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Edinêis de Brito Guirardello
Beneficiário:Carla Fernanda Marcelino
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos de validação   Ambiente de instituições de saúde   Esgotamento profissional

Resumo

Resumo: A enfermagem, como profissão tem como premissa o atendimento às necessidades individuais do ser humano e, muitas vezes se depara com situações em condições nem sempre favoráveis no ambiente de trabalho para prover uma assistência segura. Características organizacionais como autonomia, controle sobre o ambiente e bom relacionamento médico-enfermeiro, constituem um ambiente propício à prática da enfermagem e permitem um controle do enfermeiro sobre a assistência ao paciente e sobre o ambiente em que ela acontece. Destaca-se que aos resultados da assistência, estão diretamente relacionados as atividades desempenhadas também pelos técnicos e auxiliares de enfermagem, tornando importante avaliar a percepção desses profissionais em relação ao ambiente da sua prática. Este estudo tem por finalidade avaliar o desempenho psicométrico da versão brasileira do Nursing Work Index - Revised (B-NWI-R) entre técnicos e auxiliares de enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico a ser desenvolvido em dois hospitais de ensino no interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados será realizada por meio de três instrumentos: a) Ficha de caracterização dos sujeitos, b) Versão Brasileira do NWI-R e c) Inventário de Burnout de Maslach. Os dados serão tabulados no programa Excel - Windows/XP e analisados pelo serviço de estatística. A confiabilidade do NWI-R será avaliada por meio da análise de consistência interna. A validade de construto será verificada por meio da correlação entre as médias dos escores da versão brasileira do NWI-R e os escores do Inventário de Burnout de Maslach, expresso pelo coeficiente de Spearman. Descritores: Ambiente de Instituições de Saúde; Esgotamento Profissional; Enfermagem; Estudos de validação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELINO, CARLA FERNANDA; DOS SANTOS ALVES, DANIELA FERNANDA; GASPARINO, RENATA CRISTINA; GUIRARDELLO, EDINEIS DE BRITO. Validation of the Nursing Work Index-Revised among nursing aides and technicians. Acta Paulista de Enfermagem, v. 27, n. 4, p. 305-310, 2014. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.