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Marcas Próprias de Notebooks para Consumidores da Base da Pirâmide: A Influência da Estratégia de Co-Branding com a Marca Intel e o Efeito do País de Origem.

Processo: 12/08017-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Mateus Canniatti Ponchio
Beneficiário:Rafaela Almeida Cordeiro
Instituição Sede: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing   Comportamento do consumidor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Co-branding | comportamento do consumidor | Marcas Próprias | País de origem | Marketing

Resumo

Este projeto consiste em analisar a influência de estratégias de co-branding para marcas próprias nacionais de notebooks e o efeito país de origem na escolha desse produto por consumidores de baixa renda. No estudo, a estratégia de co-branding é tratada como a aliança entre marcas brasileiras de notebooks e a fabricante de microprocessadores Intel®; o efeito país de origem é averiguado na escolha por marcas globais a partir do conhecimento do país de origem desta. Parte-se do pressuposto que os consumidores preferem máquinas equipadas com processadores Intel® - independente de sua marca - a notebooks de marcas globais com processadores de outras marcas. Trata-se de uma pesquisa exploratória-conclusiva, com grupos focais na fase qualitativa, e tendo o experimento como método de levantamento de informações na fase quantitativa. O trabalho visa contribuir com a literatura de comportamento do consumidor ao buscar entender a influência da estratégia de co-branding sobre a preferência dos consumidores de baixa renda, levando-se em consideração o efeito moderador do país de origem, ao compararem marcas nacionais e marcas globais de notebooks, além de sugerir estratégias para empresas brasileiras formarem marcas fortes e competitivas frente às marcas globais.

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