Busca avançada
Ano de início
Entree

A música na Pedagogia Freinet: subsídios para a reflexão e a prática em educação musical.

Processo: 12/09841-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Maria Teresa Alencar de Brito
Beneficiário:Tamya de Oliveira Ramos Moreira
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Célestin Freinet | Educação Musical | Expressão livre | Educação Musical

Resumo

Pretende-se com este projeto de pesquisa estudar os conceitos pedagógicos desenvolvidos por Célestin Freinet em seu Movimento Escola Moderna, de maneira a observar suas possíveis implicações no campo do ensino musical. A pesquisa se inicia com um estudo aprofundado das técnicas freinetianas e suas fundamentações para, a partir desta proposta pedagógica que se destina à escola como um todo, tomar como foco a reflexão sobre a prática em educação musical. Em um segundo momento, pretende-se realizar um estudo crítico comparativo com algumas propostas de educação musical difundidas no século XX, de autores como Carl Orff, Shinichi Suzuki, Murray Schafer, H. J. Koellreutter, François Delalande, de acordo com a pertinência a ser observada no decorrer da pesquisa, buscando relacioná-las à prática e ao pensamento norteador na área de música no Movimento Escola Moderna. Busca-se, ainda, uma aproximação com a prática pedagógica por meio de estágios de observação em espaços que seguem os pensamentos de Freinet e de relatos e reflexões acerca da prática de ensino da própria pesquisadora. As práticas musicais realizadas com crianças no decorrer da pesquisa serão documentadas de diversas formas - gravação de áudio, desenhos, partituras, etc. -, com a finalidade de compartilhar dois processos concomitantes: o envolvimento das crianças com o sonoro e o musical e a transformação dos conceitos estudados na pesquisa em ação pedagógica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Tamya de Oliveira Ramos. A música na Pedagogia Freinet: diálogos com a educação musical do século XX. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.