Busca avançada
Ano de início
Entree


A música na Pedagogia Freinet: diálogos com a educação musical do século XX

Texto completo
Autor(es):
Tamya de Oliveira Ramos Moreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Teresa Alencar de Brito; Marisa Del Cioppo Elias; Pedro Paulo Salles
Orientador: Maria Teresa Alencar de Brito
Resumo

Esta dissertação procura apresentar o estudo dos conceitos pedagógicos desenvolvidos por Célestin Freinet em seu Movimento Escola Moderna, de maneira a observar suas possíveis implicações no campo do ensino musical. A pesquisa se inicia com um estudo aprofundado das técnicas freinetianas e suas fundamentações para, a partir desta proposta pedagógica que se destina à escola como um todo, tomar como foco a reflexão sobre a prática em educação musical. Em um segundo momento, apresenta-se um estudo crítico comparativo com algumas propostas de educação musical difundidas no século XX. Os autores selecionados para esta etapa foram Carl Orff, John Paynter, François Delalande e H. J. Koellreutter. Buscou-se relacioná-los à prática e ao pensamento norteador na área de música no Movimento Escola Moderna. Por fim, foram analisados arquivos do Instituto Cooperativo Escola Moderna, com vistas a compreender as relações entre os conceitos forjados por Célestin Freinet e as práticas e os debates acerca de educação musical entre educadores do referido movimento. (AU)

Processo FAPESP: 12/09841-5 - A música na Pedagogia Freinet: subsídios para a reflexão e a prática em educação musical.
Beneficiário:Tamya de Oliveira Ramos Moreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado