Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação do cádmio e do Roundup Original no desenvolvimento ovariano de Bombus morio e Bombus atratus (Hymenoptera: Bombini)

Processo: 11/22001-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Fábio Camargo Abdalla
Beneficiário:Marina Pedrosa
Instituição-sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Morfologia animal   Ovário   Toxicologia veterinária   Xenobiótico

Resumo

A maioria dos estudos relacionados ao desaparecimento e diminuição das populações do gênero Bombus abordam pesquisas de levantamento de sua abundância em determinada região e localidade. Falta na literatura experimentos sobre o impacto de metais traço e herbicidas na morfologia dos órgãos internos, uma vez que tais xenobióticos estão presentes na maioria dos resíduos industriais despejados no ar, no solo e na água. Portanto, a principal meta do projeto é verificar através de microscopia óptica o impacto do metal traço cádmio e do Roundup Original® (glifosato) sobre o ciclo ovariano de duas espécies de abelhas, Bombus morio e B. atratus. Para tanto, o projeto utilizará de análises morfológicas de rotina, histoquímicas para detecção do metabolismo nuclear (Variante da CEC) entre grupos controle e experimentais. (AU)