Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo sobre confiabilidade de redes sob um contexto social

Processo: 12/01690-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Sandra Cristina de Oliveira
Beneficiário:Beatriz Barbero Brigantini
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Tupã. Tupã , SP, Brasil
Assunto(s):Estatística aplicada   Teoria dos grafos   Inferência estatística   Grupos de pesquisa   Confiabilidade   Mídias sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Grupos de pesquisa | Inferência Estatística | redes sociais | teoria dos grafos | Estatística aplicada

Resumo

Existe praticamente um consenso de que o mundo se tornou mais complexo e que, individualmente, é muito difícil construir o conhecimento. O estímulo à formação de grupos de pesquisa - por parte das universidades e de órgãos de fomento - atesta essa realidade. Portanto, grupos de pesquisa altamente confiáveis, ou seja, com uma estrutura forte de colaboração dos pesquisadores, podem contribuir ampla e intensamente no surgimento e/ou na concretização de ideias, uma vez que são responsáveis por grande parte das investigações realizadas na atualidade e também pela formação de inúmeros pesquisadores. Um grupo de pesquisa pode ser considerado uma rede social, a qual pode ser modelada por um grafo. Na literatura, existem algumas maneiras de se calcular a confiabilidade de uma rede modelada por um grafo G composto por n vértices e m arestas. A proposta deste trabalho é obter a confiabilidade de redes considerando os vértices (pesquisadores que compõem um grupo de pesquisa) perfeitamente confiáveis e somente as arestas (ligações entre esses agentes) não-confiáveis ou propensas a falhas; apresentar uma análise estatística baseada em inferência clássica para o cálculo da confiabilidade de redes; e, neste contexto, apresentar algumas medidas de centralidade de vértices que auxiliarão na identificação de situações onde a inserção de uma ou mais arestas poderá aumentar a confiabilidade de redes. A metodologia será exemplificada por meio de uma rede fictícia e de dois casos especiais de rede social de pesquisadores, ou seja, de grupos de pesquisa da UNESP cadastrados no CNPq.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, SANDRA CRISTINA; FERREIRA, TAIANE DE PAULA; BRIGANTINI, BEATRIZ BARBERO. A comparative study on the reliability of co-authorship networks with emphases on edges and nodes. ACTA SCIENTIARUM-TECHNOLOGY, v. 38, n. 3, p. 353-360, . (12/01690-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.