Busca avançada
Ano de início
Entree

Near miss materna: experiências de mulheres assistidas na rede pública e na rede privada de saúde

Processo: 12/09039-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ana Cristina d'Andretta Tanaka
Beneficiário:Cláudia de Azevedo Aguiar
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Setor privado   Sistema Único de Saúde   Obstetrícia   Assistência à saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assistência à Saúde | morbidade materna grave | setor privado | Sus | Obstetrícia

Resumo

Estima-se que aproximadamente 40% das mulheres experimentam alguma forma de morbidade durante a gestação, parto ou puerpério, muitas das quais seriam evitáveis. A morbidade materna grave, também conhecida como near miss, é uma questão de relevante importância à Saúde Pública. Obter depoimentos de pacientes que sofreram o near miss tem o potencial de melhorar a qualidade dos cuidados assistenciais. Neste contexto, questiona-se: mulheres que passaram por tal experiência reconhecem a possível violação dos seus direitos, na medida em que suas necessidades de saúde não foram supridas? Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender os limites e as possibilidades no reconhecimento das necessidades em saúde e no reconhecimento dos direitos humanos por mulheres que vivenciaram o near miss materno na rede pública e na rede privada de saúde. Tratar-se-á de um estudo qualitativo, com referencial metodológico da história oral. Serão elegíveis para o estudo mulheres que vivenciaram o near miss no último ano, selecionadas a partir dos prontuários de duas instituições (pública e privada). Estas serão contatadas e convidadas a participarem da pesquisa. Os dados serão obtidos por meio de entrevistas norteadas por questões abertas. O número total de participantes será definido a partir da repetição e saturação dos discursos. O projeto de pesquisa obedecerá a Resolução nº196/1996 e será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa responsável. As participantes deverão assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, autorizando sua participação no estudo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CLÁUDIA DE AZEVEDO AGUIAR; ANA CRISTINA DANDRETTA TANAKA. Memórias coletivas de mulheres que vivenciaram o near miss materno: necessidades de saúde e direitos humanos. Cadernos de Saúde Pública, v. 32, n. 9, . (12/09039-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGUIAR, Cláudia de Azevedo. \Por um fio\: memórias e representações de mulheres que vivenciaram o near-miss materno. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.