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Práticas parentais maternas e o desenvolvimento de bebês

Processo: 12/11508-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Beneficiário:Daniela Soares Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Socialização   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento de bebês | Práticas parentais maternas negativas | Práticas parentais maternas positivas | Desenvolvimento Infantil

Resumo

Para o bebê, a socialização se dá no convívio familiar e ocorre, principalmente, por meio das práticas parentais educativas. A forma como os pais interagem e educam seus filhos pode tanto promover comportamentos socialmente adequados como favorecer o surgimento e/ou a manutenção de comportamentos inadequados. Assim, são importantes estudos que avaliem o impacto da presença de práticas parentais educativas positivas e negativas no desenvolvimento de crianças desde muito pequenas. O presente estudo pretende, portanto, descrever o desenvolvimento de bebês aos seis meses de idade relacionando-o às práticas parentais maternas. Participarão mães de bebês com seis meses de idade, divididas em dois grupos com 40 mães em cada um deles. Para a coleta de dados será utilizado o Inventário de Estilos Parentais para Mães de Bebês (adaptado de Gomide, 2006) e para a avaliação do desenvolvimento desses bebês o Inventário Portage Operacionalizado. O Grupo 1 será composto por mães cujos resultados no Inventário de Estilos Parentais para Mães de Bebês (IEPMB) forem de oito pontos ou mais na prática de Monitoria Positiva e com menos de 1,5 pontos médios nas práticas negativas (Punição Inconsistente, Monitoria Relaxada, Abuso Físico e Negligência). O Grupo 2 será composto por mães que apresentarem 7,9 pontos ou menos na prática de Monitoria Positiva e com mais de 1,6 pontos médios nas práticas negativas (Punição Inconsistente, Monitoria Relaxada, Abuso Físico e Negligência). Os dados médios obtidos em cada uma das práticas avaliadas pelo IEPMB serão comparados entre os grupos e relacionados ao desempenho obtido pelos bebês de cada grupo nas cinco áreas de desenvolvimento avaliadas pelo IPO. (AU)

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