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A informática na educação infantil

Processo: 00/14403-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Maria Sylvia Simões Bueno
Beneficiário:Simone Andrea D Avila Gallo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica

Resumo

Temos assistido a uma crescente implantação de atividades de informática na educação em geral, mas com ênfase bastante significativa também na Educação Infantil. Alguns educadores colocam-se em uma posição contrária ao uso destes recursos para crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, outros consideram que a tecnologia deve ser implantada como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Junte-se a este cenário políticas externas que incentivam a venda de equipamentos de informática para países em desenvolvimento e políticas públicas que apóiam tais investimentos e temos um quadro delicado na educação infantil. A presente pesquisa abordará o contexto político, o significado pedagógico e a necessidade, ou não, das atividades de informática nas Escolas de Educação Infantil. Também refletirá sobre as políticas públicas que se vinculam à Educação infantil e como estimulam, ou não, a adoção desta atividade nas unidades escolares. Para caminharmos no sentido de fazer uma análise crítica e reflexiva sobre tal assunto estaremos analisando a forma como estas atividades são dadas, os conteúdos trabalhados e a relação da atividade de informática com o Projeto Pedagógico da unidade escolar, que por sua vez vincula-se às diretrizes e parâmetros da Educação Infantil determinadas pelas leis brasileiras. (AU)