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O trabalho do professor e o desenvolvimento psicológico do adulto

Processo: 12/13905-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 07 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 12 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Horta Nogueira
Beneficiário:Ana Lúcia Horta Nogueira
Pesquisador Anfitrião: Jaan Valsiner
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Clark University, Estados Unidos  
Assunto(s):Desenvolvimento profissional   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Do Trabalho | Desenvolvimento profissional | formação de professores | Mediação semiótica | perspectiva historico-cultural | Trabalho do Professor | Perspectiva Histórico-Cultural

Resumo

A presente proposta visa a realização de Estágio de Pesquisa, como "Visiting Scholar", na Frances L. Hiatt School of Psychology da Clark University (Worcester, MA, EUA), sob a supervisão do Prof. Dr. Jaan Valsiner, no período de Janeiro-Maio/2013. Como recorte do plano de pesquisa mais amplo em andamento ("O processo de constituição do trabalho docente no contexto de implantação de novas propostas educacionais oficiais"), este plano de estudos tem como objetivo discutir aspectos teórico-metodológicos para aprofundar as análises acerca dos processos psíquicos, do uso de instrumentos técnico-semióticos relacionados à atividade de trabalho e da constituição da atividade mediatizante e mediatizada. Para tanto, retoma a discussão de diversos tópicos do trabalho docente, partindo de uma concepção histórico-cultural do desenvolvimento humano e da perspectiva discursiva (Vigotski, 1995; Bakhtin, 1986, 1997), e das contribuições da ergonomia francesa para a análise do trabalho (Bronckart, 2006, 2009; Clot, 2001, 2006a, 2006b, 2010; Machado, 2004, 2007; Machado e Abreu-Tardelli, 2009; Machado e Bronckart, 2005; Schwartz, 2000; Souza-e-Silva, 2004; Souza-e-Silva e Faïta, 2002). Em termos teórico-metodológicos, este plano de estudos considera a "centralidade da mediação semiótica" no desenvolvimento dos processos psíquicos superiores, tal como apontado por Vigotski, e tem como foco principal a constituição do trabalho docente em situações de implementação de propostas educacionais, a fim de compreender como a atividade do professor é mediada por determinados instrumentos técnico-semióticos, como as propostas didático-curriculares podem ser apropriadas e desdobradas em instrumentos constitutivos da "função psicológica do trabalho" (Clot, 2006a), do trabalho de ensinar e do trabalho de aprender, por meio do controle (planejado e intencional) da própria atividade do professor e da atividade de seus alunos. (AU)

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