Busca avançada
Ano de início
Entree

Herdabilidade em caracteres de crescimento em populações fragmentadas da espécie arbórea Copaifera langsdorffii (Fabaceae)

Processo: 12/10906-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Alexandre Magno Sebbenn
Beneficiário:Thaisa Yuriko Kuboyama Kubota
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Variação genética

Resumo

O conhecimento sobre o potencial evolutivo das populações naturais é fundamental para garantir a sobrevivência das espécies. A estimativa da herdabilidade e das correlações genéticas entre caracteres são necessárias para analisar quanto da variação fenotípica de caracteres adaptativos estão sobre ação conjunta dos efeitos genéticos. O objetivo desse estudo é investigar o controle genético de caracteres de crescimento em populações fragmentadas de Copaifera langsdorffii, utilizando marcadores microssatélites. Os seguintes métodos de estimação serão utilizados nas populações: i) estimativa da herdabilidade utilizando parentesco inferido segundo o método de Ritland (1996a); ii) determinação de coeficiente de endogamia e da carga genética proposto por Ritland e Travis (2004). Estas análises serão realizadas utilizando o programa Mark (RITLAND, 2004). Para tanto, serão utilizadas duas populações de C. langsdorffii, uma localizada no parque municipal em São José do Rio Preto (população1) e uma na Estação Ecológica de Assis (população 2), ambas no Estado de SP. Na população 1 foram mapeados e medidos o diâmetro à altura do peito (DAP) de 112 árvores adultas e a altura de 128 juvenis e na população 2 foram mapeados e medidos o DAP de 57 árvores adultas e 149 árvores jovens. Em seguida, foram coletadas folhas, a partir dessas amostras foi feita a genotipagem em oito locos microssatélites. Com esses dados pretende-se fazer as estimativas de herdabilidade. Este estudo vai auxiliar programas de melhoramento e conservação genética ao ampliar o conhecimento sobre herdabilidade em fragmentos florestais, além de evidenciar a importância da variação genética na evolução das espécies em meio natural, bem como a seleção de indivíduos com potencial para serem manipulados artificialmente.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KUBOTA, Thaisa Yuriko Kuboyama. Herdabilidade em caracteres de crescimento de populações fragmentadas da espécie arbórea copaifera langsdorffii (fabaceae). 2014. 33 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.