Busca avançada
Ano de início
Entree

O significado da violência escolar para os alunos do ensino médio de Alfenas-MG: estratégias para a prevenção

Processo: 12/11088-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Maria das Graças Bomfim de Carvalho
Beneficiário:Michelly Rodrigues Esteves
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Adolescentes   Violência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | escolas | Violência | Assistência à Criança e ao Adolescente

Resumo

No Brasil, crianças, adolescentes e jovens estão entre os grupos populacionais mais vitimados pela violência, sendo essa a sua principal causa de morbimortalidade. Os locais mais frequentes para a ocorrência de violências são a rua e o domicílio; a escola ocupa o terceiro lugar. Este estudo tem como objetivo conhecer o significado da violência escolar para os alunos das escolas urbanas públicas de ensino médio de Alfenas-MG, com o propósito de debater a temática com esses adolescentes e de incentivá-los a desenvolver estratégias de prevenção e de minimização da violência a partir de suas vivências. Buscando compreender as vertentes da violência considerada como um fenômeno complexo, o referencial adotado é a Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e estratégico, a partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa. O campo de estudo será composto por seis escolas urbanas públicas do ensino médio do município de Alfenas localizado no Sul do Estado de Minas Gerais, que somam aproximadamente 2840 alunos matriculados em turmas regulares. Os alunos de 15 a 18 anos das referidas escolas serão a população em estudo. Para a coleta de dados, serão utilizados questionário, entrevista aberta e grupos de estudo. A seleção da amostra de estudantes ocorrerá conforme o método de amostragem estratificada proporcional. Na análise estatística, serão utilizadas tabelas de frequência e o teste de Qui-quadrado. Para a análise das entrevistas, o referencial utilizado será o Método de Interpretação de Sentidos. Todos os princípios éticos com seres humanos serão seguidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ESTEVES, Michelly Rodrigues. Violência no contexto escolar sob a óptica de alunos do ensino médio. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.