Busca avançada
Ano de início
Entree

Co-digestão dos dejetos de suínos e óleo de descarte: adição de microrganismos lipolíticos e lipases comerciais

Processo: 12/12710-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Jorge de Lucas Junior
Beneficiário:Natália da Silva Sunada
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Sólidos voláteis   Demanda química de oxigênio   Sólidos totais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dqo | Sólidos Totais | Sólidos Voláteis | Manejo de Resíduos

Resumo

A preocupação com a escassez dos recursos naturais disponíveis, associada ao aumento da demanda por alimentos, tem ocasionado a procura por modelos de produção sustentáveis, onde todo o material produzido seja convertido a bens. As águas residuárias produzida nas suinoculturas são caracterizadas por altas concentrações de matéria orgânica e microrganismos patogênicos, este material pode ser tratado por processos anaeróbios onde se obtêm a higienização do material e ainda a reciclagem energética. O processo é influenciado por vários fatores, sendo um dos principais, a qualidade do substrato submetido ao processo. Com base nisso objetiva-se com a execução deste trabalho avaliar o processo de co-digestão de dejetos de suínos acrescidos com níveis de óleo de descarte, utilizando-se biodigestores batelada em uma primeira etapa para a identificação dos níveis tóxicos de óleo e seleção de microrganismos lipolíticos e ainda biodigestores de alimentação semi-contínua na etapa subseqüente para a inclusão de microrganismos com atividade lipásica e enzimas lípase. Em ambas as etapas serão avaliados: reduções de sólidos totais (ST) e voláteis (SV), demandas química e bioquímica de oxigênio (DQO e DBO), coliformes totais e termotolerantes, além das produções e potenciais de produção de biogás e metano e caracterização química do biofertilizante.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SUNADA, Natália da Silva. Co-digestão dos dejetos de suínos e óleo vegetal de descarte: adição de microrganismos e lipases comercias. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.